Profissional para trabalhar em financiamento climático com foco no Brasil | Interamerican Association for Environmental Defense (AIDA) Skip to content Skip to navigation

Abril de 2022

Prazo de candidatura: Por favor, envie a sua candidatura o mais rápido possível. Processaremos os pedidos à medida que eles chegarem.

 

A Associação Interamericana para a Defesa do Meio Ambiente (AIDA) é uma organização pioneira de especialistas da América Latina que fornece apoio jurídico e científico gratuito para proteger o meio ambiente e as comunidades do continente. Trabalhamos no contexto da mudança climática para alcançar a justiça ambiental e climática, bem como melhorar a governança ambiental no hemisfério.

Somos movidos pela missão de fortalecer a capacidade das pessoas de garantir o direito individual e coletivo a um meio ambiente saudável. Para isso, selecionamos casos e projetos emblemáticos em que o uso estratégico do direito internacional e da argumentação científica podem abrir precedentes importantes. Testamos novas abordagens, levando a aplicação de leis e tratados além de seu alcance comum. Identificamos e disseminamos informações sobre as melhores práticas, normas científicas e técnicas para alcançar a proteção ambiental.

Trabalhamos lado a lado com pessoas, comunidades, organizações nacionais e regionais, entidades governamentais, academia e organizações internacionais. Somos uma organização que aprende. Assumimos riscos de forma inteligente, sem medo do fracasso. Somos social e ambientalmente responsáveis, agindo com integridade e coerência com nossos valores.

AIDA tem mais de 20 anos de experiência na conquista de vitórias para a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos na América Latina. Isso é possível graças à nossa equipe, formada por pessoas com formação em direito, ciência, comunicação, além de questões administrativas e de arrecadação, com um profundo compromisso e uma compreensão abrangente dos desafios e oportunidades que a região enfrenta em termos de meio ambiente e justiça climática. A grande maioria de nossa equipe vive e trabalha em um país da América Latina, do Chile ao México.

AIDA oferece uma oportunidade de tempo integral em nosso Programa do Clima. A vaga oferecida é de bolsista/trainee, inicialmente por um ano, mas com a possibilidade de renovação por até três anos com base no desempenho, além de oportunidades de crescimento e aprendizado profissional.

A vaga é destinada a profissionais de direito, engenharia ambiental ou áreas afins que estejam em início da formação profissional e que tenham interesse em uma carreira em organizações sem fins lucrativos que trabalhem pela justiça ambiental e climática.

Para saber mais sobre a AIDA, assine nossa newsletter e siga-nos no Facebook, Twitter ou Instagram.

 

INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO:

O Green Climate Fund (FVC) foi criado para apoiar os países em desenvolvimento a responder ao desafio das mudanças climáticas. No entanto, muitas vezes os projetos propostos para financiamento podem acabar fazendo mais mal do que bem. Um fator de risco adicional tem a ver com a desconexão que existe entre o Conselho de Administração do GCF, que toma decisões em nome do Fundo, e as comunidades locais afetadas ou beneficiadas pelos projetos financiados.

Portanto, é preciso ter uma sociedade civil ativa e capacitada para monitorar os fluxos de financiamento do GCF, trazendo o conhecimento local e as vozes das pessoas que estão sofrendo os desafios climáticos nos espaços decisórios da Diretoria.

Para avançar nesse desafio, foi criado o GCF Watch, uma plataforma que promove a participação efetiva de organizações e comunidades locais no GCF.

AIDA tem atuado como um nó regional do GCF Watch para a América Latina desde o seu início. Nesta função, a AIDA gera e mantém um canal de comunicação entre as organizações que trabalham ao nível do Conselho de Administração do Fundo e as organizações e comunidades das regiões próximas dos territórios onde são implementados os projetos apoiados pelo GCF . No momento, buscamos promover em especial o trabalho com as comunidades e a sociedade civil no Brasil.

Além de apoiar nosso trabalho em relação ao GCF, a pessoa contratada também contribuirá com outras iniciativas relacionadas ao financiamento e desenvolvimento climático, associadas a outras instituições multilaterais. Da mesma forma, vai colaborar com outros esforços do Programa do Clima da AIDA que visam promover a energia limpa na região por meio de ações de contencioso e advocacia que visam responsabilizar empresas e governos por projetos de grande porte.

 

OBJETIVOS DA POSIÇÃO:

  • Liderar a estratégia de fortalecer a atuação do GCF Watch no Brasil, aumentando a participação das organizações no país, organizando e executando eventos de capacitação para essas organizações e gerando interação com as autoridades responsáveis pelos assuntos relacionados ao GCF no Brasil, entre outras ações.
  • Contribuir para a coordenação e elaboração de relatório sobre finanças climáticas no Brasil, identificando lacunas de informação e oportunidades para apoiar projetos climáticos naquele país e/ou na Amazônia, em constante interação com as comunidades e a sociedade civil local.
  • Direcionar o trabalho realizado pela AIDA na Plataforma do Sistema de Alerta Precoce em relação ao GCF. O Early Warning System é uma plataforma de informação que permite que comunidades e organizações locais tenham acesso a informações sobre projetos propostos em seus territórios pelas principais instituições financeiras de desenvolvimento.
  • Apoiar o trabalho liderado pela AIDA como nó regional do GCF Watch, mantendo e atualizando o banco de dados das organizações que supervisionam o GCF na região, sistematizando e compartilhando informações, bem como organizando eventos para desenvolver capacidades e manter as partes interessadas nas atividades do GCF.
  • Em particular, apoiar o trabalho da AIDA como um nó regional do GCF Watch quando os projetos a serem implementados no Brasil forem apresentados ao GCF.
  • Participar do apoio da AIDA às comunidades que desejam fazer uso do Mecanismo Independente de Reparação do GCF, especialmente em relação ao Brasil.
  • Apoiar a coordenação de esforços conjuntos entre os nós regionais na África e na Ásia.
  • Apoiar a tradução de documentos para aumentar o alcance entre o público brasileiro.
  • Apoiar outras iniciativas de financiamento e desenvolvimento climático, associadas a outras instituições multilaterais no Brasil e em toda a região da América Latina e Caribe.
  • Apoiar os esforços do Programa de Clima da AIDA para promover energia limpa por meio de ações de contencioso e advocacia destinadas a responsabilizar empresas e governos por projetos de grande escala.

 

REQUISITOS:

  • Mínimo de três anos de experiência profissional relevante.
  • Formação profissional em direito, engenharia ambiental ou áreas afins.
  • Conhecimento e/ou experiência em financiamento climático para o desenvolvimento e/ou com instituições financeiras internacionais.
  • Familiaridade com os aspectos ambientais nacionais e regionais, especialmente aqueles relacionados às mudanças climáticas, finanças climáticas e direitos humanos.
  • Excelentes habilidades para trabalhar e liderar redes, alianças e grupos multidisciplinares.
  • Alto nível de inglês (em casos de candidatos excepcionais, um nível inferior será aceito).
  • Excelente capacidade de comunicação (oral, escrita e síntese).
  • Excelente composição em português e fluência em espanhol falado e escrito.
  • Experiência na organização de eventos presenciais e virtuais.
  • Iniciativa e demonstração de proatividade.
  • Capacidade de pensar estrategicamente e desenvolver soluções criativas e inovadoras.
  • Disponibilidade para viajar (considerando condições de segurança e COVID-19).
  • Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe.
  • Excelente capacidade de organização e gestão de tempo.
  • Disposição para receber feedback e ser supervisionado.
  • Sensibilidade demonstrada e consciência das necessidades e preocupações de indivíduos de diversas culturas e orientações.
  • Compromisso em ajudar a criar um ambiente de trabalho diversificado, equitativo e inclusivo que promova e celebre as diferenças.

 

REQUISITOS DESEJÁVEIS:

  • Pós-graduação em áreas afins, preferencialmente em mudanças climáticas, finanças e desenvolvimento climático, direito ambiental, direitos humanos ou similares.
  • Experiência ou conhecimento em financiamento climático do Green Climate Fund.
  • Conhecimento de tratados internacionais, política e/ou legislação ambiental internacional e direito comparado.

 

TERMOS E CONDIÇÕES:

  • Local: Brasil.
  • Honorários: A ser negociado com base na experiência e local de trabalho.
  • Tempo integral, aberto a negociação.
  • Tipo de contrato: Contrato de prestação de serviços por um ano com possibilidade de renovação por até três anos. Os bolsistas são convidados a se candidatar a qualquer vaga disponível na AIDA.

 

APLICAÇÃO:

  • Carta de interesse em espanhol, indicando experiência relevante e razões pelas quais você se considera a pessoa ideal para o cargo.
  • Curriculum vitae ou Ficha de Vida atualizada no idioma de sua escolha. Solicitamos veementemente que você se abstenha de enviar informações pessoais, como fotografia, idade, estado civil etc.

 

Os candidatos devem enviar todos os materiais de inscrição em um único documento o mais rápido possível para: [email protected]. Por favor, mencione “GCF Watch Vacancy” no assunto da mensagem. Indique no e-mail o meio pelo qual tomou conhecimento da vaga. FAREMOS UMA OFERTA DE TRABALHO ASSIM QUE ENCONTRAMOS UM CANDIDATO QUALIFICADO.

Apenas as candidaturas com a documentação completa serão processadas. Por favor, comunique-se APENAS por e-mail.

É política da AIDA oferecer oportunidades a todas as pessoas qualificadas e reafirma-se que não haverá discriminação de candidatos qualificados com base em idade, ascendência, credo, deficiência, estado civil, condição médica, nacionalidade, maternidade, raça, sexo ou qualquer outro fator não relevante para a execução do contrato.

 

Para saber mais sobre a AIDA, assine nossa newsletter e siga-nos no Facebook, Twitter ou Instagram.

Conéctate con nosotros