Seminário online "Financiamento Climático no Brasil: Interagindo com o Fundo Verde do Clima"
O financiamento climático tem sido um dos temas centrais nos fóruns de discussão sobre o enfrentamento às mudanças climáticas, sendo urgente o maior direcionamento de fluxos financeiros para iniciativas de mitigação e adaptação. Neste sentido, uma série de fundos – subnacionais, nacionais e multilaterais – têm sido estabelecidos a fim de financiar programas e projetos que ajudem os países a cumprir com seus compromissos climáticos.
É importante, portanto, que organizações da sociedade civil possam ampliar seu conhecimento em relação à operação destes fundos, para que seja possível garantir uma maior participação social no desenho e implementação dos programas e projetos, além do monitoramento dos fluxos de financiamento, trazendo o conhecimento local e as vozes das pessoas que estão sofrendo os desafios climáticos para os centros de tomada de decisões.
Este seminário online foi um passo inicial neste sentido, ao introduzir a temática do financiamento climático no Brasil, com foco específico no Fundo Verde do Clima (FVC) - principal fundo multilateral dedicado à ação climática, destacando possibilidades de interação de organizações da sociedade civil junto ao Fundo. Foi possível ampliar o conhecimento de organizações brasileiras na temática e fortalecer a rede da sociedade civil nas atividades de monitoramento e engajamento junto ao Fundo Verde do Clima.
Palestrantes
- Alessandra Cardoso, Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC): Panorama dos fundos climáticos no Brasil.
- Camila Bartelega, Associação Interamericana para a Defesa do Meio Ambiente (AIDA), nó regional para América Latina do GCF Watch: Interagindo com o Fundo Verde do Clima.
- Juliana Strobel, Fundación Avina, entidade acreditada ao Fundo Verde do Clima: O Fundo Verde do Clima, processo de acreditação e acesso aos fundos.
Moderadora: Stela Herschmann, Observatório do Clima.
Gravação
Apresentações
1. Alessandra Cardoso, Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC):
2. Camila Bartelega, AIDA:
3. Juliana Strobel, Fundación Avina:
Camila Bartelega
Camila Bartelega es brasileña y economista del Programa de Clima. Colabora con AIDA desde Belo Horizonte (Brasil). Es graduada en Relaciones Internacionales de la Universidad Estatal Paulista y en Economía de la Universidad Federal de Paraná. Cuenta además con un posgrado en Desarrollo y Políticas Sociales de la Universidade de Minho (Portugal). Camila tiene más de diez años de experiencia trabajando con organizaciones de la sociedad civil y con Naciones Unidas. Actualmente está concluyendo una Maestría en Economía en la Universidad Estatal de Campinas con una investigación relacionada con financiamiento climático.