Guia para os Coordenadores do Fundo Verde para o Clima - GCF Watch | Interamerican Association for Environmental Defense (AIDA) Skip to content Skip to navigation

Guia para os Coordenadores do Fundo Verde para o Clima - GCF Watch

2021

Uma publicação destinada aos coordenadores da GCF Watch, uma iniciativa da sociedade civil do Sul global destinada a melhorar o monitoramento das operações do Fundo Verde para o Clima, a principal entidade financeira multilateral líder mundial em clima.

 

 

 

Baixe o guia completo


Aspectos básicos do Fundo Verde para o Clima

O Fundo Verde para o Clima (GCF, na sua sigla inglês) é a entidade operacional do mecanismo financeiro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (UNFCCC, em inglês). Como tal, outorga financiamento aos países em desenvolvimento para projetos e programas de mitigação da mudança climática e adaptação a ela.

Leia e baixe


Autoridades nacionais designadas e pontos focais do Fundo Verde para o Clima

As autoridades nacionais designadas (AND), instituições governamentais, e os pontos focais (PF), funcionários dessas entidades, são responsáveis por todos os temas relacionados com o GCF nos países em desenvolvimento. Representam o GCF e servem de vínculo ou ponto de contato entre este e os países.

Leia e baixe


Propostas de financiamento ante o Fundo Verde para o Clima

As propostas de financiamento de projetos e programas podem ser classificadas segundo diversos critérios: Modalidade de acesso, públicas ou privadas, quantidade de fundos solicitados y categoria de risco.

Leia e baixe


Guia para avaliar uma proposta de financiamento ante o Fundo Verde para o Clima

O GCF Watch somará os insumos obtidos às observações que a rede da SC entregará ao Conselho do GCF. Sua contribuição fará parte da mensagem que será entregue ao Conselho!

Leia e baixe


Entidades acreditadas ante o Fundo Verde para o Clima

O financiamento cedido pelo GCF é canalizado por meio de EAs, as quais têm a responsabilidade de gerir os recursos e implementar os programas e os projetos. As EAs devem garantir que os projetos ou os programas cumpram com as salvaguardas do GCF e supervisionar esse cumprimento quando a implementação recaia sobre entidades executoras. Os fundos geridos pelas EAs podem incluir fundos provenientes de outros atores que cofinanciam o projeto.

Leia e baixe


Mecanismo de reparação independente

O Mecanismo de reparação independente (IRM, na sigla em inglês) foi criado para atender as reclamações de pessoas, grupos ou comunidades que se sentirem afetadas negativamente por projetos ou programas financiados pelo GCF, ante o descumprimento de suas políticas e procedimentos operacionais, incluídas suas salvaguardas ambientais e sociais.

Leia e baixe


GCF Watch: uma plataforma da sociedade civil do Sul Global

O objetivo da plataforma é melhorar o monitoramento das operações do GCF mediante a colaboração entre as organizações, trabalhando no âmbito do Conselho do GCF e das organizações e das comunidades da região que estão próximas dos territórios onde os projetos apoiados pela entidade são implementados.

Leia e baixe


Glossário de termos e expressões úteis para o seguimento do GCF

Leia e baixe

 

Conéctate con nosotros